História do Dia Mundial do Rock

História do Dia Mundial do Rock

Hoje, 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. Parece que todo mundo sabe, mas será que lembram como surgiu esta data? Tenho a impressão que as novas gerações não devem conhecer a origem da celebração deste dia. Peço permissão para uma breve explicação.

A escolha deste data não foi aleatória. O cantor Bob Geldof (banda Boomtown Rats) decidiu fazer um mega show para arrecadar fundos para ajudar o combate da miséria e da fome na África. Esse show, chamado Live Aid, aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia e contou com a participação de diversos artistas.

Tocaram no Live Aid, Paul McCartney, U2, Queen, Rolling Stones, The Who, Sting, Dire Straits, Black Sabbath, Duran Duran, David Bowie, Elvis Costello, Santana, Eric Clapton, Madonna, The Pretenders, Phil Collins – que tocou nos dois lugares – e muitos outros.

O Live Aid teve transmissão ao vivo, pela BBC, para diversos países. Isso tudo pra chamar a atenção do problema africano. Esse mega show rolou no dia 13 de julho de 1985 e, a partir daí, comemora-se o Dia Mundial do Rock nesta data.

Como somos do fã clube do U2, destaco aqui a participação história da banda no Live Aid.

Em 2005, Bob Geldof juntamente com o Bono, organizou uma nova edição do evento. O Live 8 teve uma estrutura bem maior e os shows aconteceram em diversos países, com o objetivo de pressionar o G8 para perdoarem a dívida externa dos países mais pobres do mundo.

No Live 8, o U2 tocou com o Sir Paul McCartney.



Desculpem aos que já sabiam disso tudo, mas sinto que a juventude de hoje não conhece essa história. Além de celebrarmos o rock, temos que mostrar também a mensagem por trás deste dia. E nada melhor do que fãs do U2 para contar isso e dizer que o rock também pode ser usado para fazermos um mundo melhor.

6 Replies to “História do Dia Mundial do Rock”

  1. E por que escolheram o Live Aid para se comemorar o Dia Mundial do Rock ? Digo isso porque se alguém me perguntasse eu diria que pela dimensão do show e pelo combate a fome na África. Alguém me corrige ?

  2. Convenhamos, com o time que foi escalado pra tocar nessa data, dificilmente teria outro dia mais apropriado para celebrar o Dia do Rock. Esse dia também foi divisor de águas para muitos dos seguidores da seita U2, que deixou de tocar o single arrasa-quarteirão “Pride” pra alongar a histórica versão de “Bad”.

  3. Eu não tinha ligado uma coisa com outra, agora sei de onde vem o dia do rock, parabéns para os esclarecimentos e pelos videos.

  4. Legal a matéria,  creio que muitos fãs não sabiam disso, poxa, escuto BAD até hoje como se fosse a primeira vez…
    sinto a mesma emoção, quanto mais escuto mais apaixono pelo U2!!!

Comments are closed.