Lista U2: Músicas realmente raras

Lista U2: Músicas realmente raras

Durante esses quase 35 anos de carreira, que serão completados no próximo 25 de setembro, o U2 lançou 12 álbums e dezenas de singles e EP’s. Porém, algumas faixas ficaram marcadas ou por não terem sido tocadas em nenhum momento (como vimos no especial “All You Look So Beautiful Tonight: U2 Ao Vivo”), ou por terem tido só uma única apresentação, o que as tornam especiais.

Saber quais foram as mais tocadas é fácil; “I Will Follow”, que esteve em todas as turnês da banda pelo menos uma vez desde 1979; Ou ainda “Where The Streets Have No Name” e “One”, que estiveram em todos os shows desde que foram lançadas. Ou ainda “Pride”, que dificilmente fica fora de dois shows seguidos.

Nesta lista, veremos as dez músicas que só foram tocadas uma única vez e que, eu acho, muita gente gostaria de ter estado nessas apresentações.

Vamos lá?

10. “We Love You”

(Antuérpia, Bélgica – 6 de agosto de 2001)

Pouco se sabe sobre essa faixa, executada no show da “Elevation” Tour” na Bélgica, em 2001. Aparentemente nasceu de uma jam session em Zurich, poucos dias antes, e teve a letra improvisada por Bono em homenagem ao aniversário de Edge. Com certeza, nunca mais será vista ao vivo…

09. “Boy Falls From Sky”(Coimbra, Portugal – 3 de outubro de 2010)Composta para o problemático musical do Homem-Aranha, está faixa entrou no balaio de canções inéditas tocadas pela banda na ‘360’ em 2010. Glamourosa e grandiloqüente, não viu a luz do dia de novo depois, mesmo sendo uma das melhores da safra, diferentemente das outras que também tiveram uma oportunidade nos set lists. Provavelmente, a veremos novamente. Ou não…

08. “Christmas (Baby Please Come Home!)”(Tempe, Estados Unidos – 20 de dezembro de 1987)Gravada para a compilação beneficiente “A Very Special Christmas”, de 1987, esta cover de Darlene Love de 1963, que inclusive fez vocais de apoio na gravação, só foi tocada no último show da “The Joshua Tree Tour”. Ficou marcada pelo vídeo em preto e branco lançado na época, dirigido pelo responsável por “Rattle And Hum”, Phil Joanou.

Não encontrei um vídeo, somente um áudio da gravação.

07. “Womanfish”(Dublin, Irlanda – 30 de janeiro de 1986)Outra misteriosa faixa, tocada ao vivo na TV irlandesa juntamente com versões bem rústicas de “In God’s Country” e “Trip Through Your Wires”, que depois, seriam lançadas no álbum “The Joshua Tree” no ano seguinte. A letra não parece muito coerente. Não duvido nada que tenha sido improvisada por Bono. Com certeza, nunca mais a veremos em qualquer formato.

06. “Summer Wine” (Bono & The Corrs)(Dublin, Irlanda – 25 de janeiro de 2002)Essa versão feita por Bono e o Corrs para a faixa de Lee Hazlewood e Nany Sinatra de 1967 foi gravada ao vivo para o álbum acústico dos conterrâneos da banda em 2002. Outra cover, para “When The Stars Go Blue”, de Ryan Adams é até mais querida pelos fãs, mas não pode estar aqui porque também foi tocada em uma segunda oportunidade, durante o Live 8, de 2006.

05. “The Last Song I’ll Ever Sing” (Bono)(Nova York, Estados Unidos – 4 de outubro de 2009)Executada durante o show em homenagem á Gavin Friday no final de 2009, essa é uma das mais lindas interpretações de Bono a uma canção não escrita pelo U2. Nitidamente, podemos ver nela o tamanho da influência de Friday em Bono, principalmente durante a fase “Pop”. Até hoje, ele está envolvido com a banda, como consultor de conceitos. Ele tem o melhor emprego do mundo; Influenciar o U2…

04. “Wave Of Sorrow (Birdland)”(Islington, Inglaterra – 23 de novembro de 2007)Composta originalmente nas sessões para o álbum “The Joshua Tree” e só finalizada e lançada na edição de aniversário de 20 anos em 2007, “Wave Of Sorrow (Birdland)” foi tocada uma única vez, em uma aparição surpresa de Bono, Edge e Adam no evento “Mencap’s Little Noisy Sessions”, em 2007. Pouquíssimas fãs de verdade assistiram a apresentação, já que ninguém sabia que ela ocorreria.

03. “Holy Joe”(Nova York, Estados Unidos – 12 de fevereiro dew 1997)Uma das melhores faixas da era “Pop” (para muitos, deveria estar no álbum), “Holy Joe” foi escolhida pela banda para ser a apresentação tosca que o álbum teve na loja de departamentos K-Mart, no ínicio de 1997. Roqueiro e cheia de eco, assustou os puristas presentes. Nem sabiam o que os esperava na “PopMart”…

02. “The Wanderer”(Los Angeles, Estados Unidos – 2 de novembro de 2005)Pérola em parceria com Johnny Cash lançada em 1993, a faixa estava marcada para ser esquecida, já que o cantor morreu em 2003. Porém, em um tributo a ele em 2005, durante uma passagem de som para um show no Stapless center, de Los Angeles, na “Vertigo Tour”,  uma versão com Bono nos vocais foi feita para especial, que iria ao ar 14 dias depois. Esta é realmente rara, já que só os técnicos da banda estiveram presentes na gravação.

01. “Night And Day”(Nova York, Estados Unidos – 21 de fevereiro de 2003)Cover de Cole Porte gravada para a compilação beneficiente “Red, Hot and Blue”, em 1990 e lançada em versões levemente alteradas como b-side, “Night And Day” só ganhou uma espetacular versão ao vivo no Hotel Marriot, quando Bono foi homenageado no “MusicCares Person Of The Year” daquele ano. Vários artistas, como Norah Jones, Elvis Costello, Patti LaBelle e Sheryl Crowe interpretaram canções do U2 e, ao final, a banda subiu ao palco para tocar ela e mais duas outras canções; “That’s Life”, gravada por Bono para a trilha do filme “The Good Thief”, que também só foi executada nessa oportunidade e “The Hands That Built America”, composta para a trilha de “Gangues de Nova York”. A versão ficou sensacional e até hoje não entendo porque nunca mais foi tocada.

Veja um vídeo da festa, que além de uma homenagem a Bono, mostra trechos dos artistas e suas versões e um pedacinho da apresentação de “Night And Day”. Depois, fique com o áudio completo da faixa.

E ai, gostaram?

Deixem seus comentários e opiniões! Quais são as suas versões raras preferidas?

(Nota; A foto que ilustrou o início da matéria também é muito rara; Foi a única vez que Bono, na sua persona “The Fly”, usou uma roupa de couro vermelha. Foi nos ensaios para a “Zooropa Tour” em Roterdã, na Holanda, no dia 7 de maio de 1993)Até mais!

7 Replies to “Lista U2: Músicas realmente raras”

  1. Este post está incrivel…aliás a ultraviolet está de parabéns,muito atual fazendo juz ao nome….e deixando todos os fãs felizes com novidades…dá gosto de ler….Summer Wine…Deus o Bono além de lindosorriso está com uma voz impecável….essa versão de The Wanderer é de tirar o fôlego…O The Edge está cantando tão lindo !!!!!

  2. Quanto mais coisas vejo…penso que não sei quase nada. Obrigada pela oportunidade de conhecer um pouco mais…e qtas coisas impressionantes! Lindas…

  3. Muito bom, parabéns… no meu top 10 raridades, We Love You e Womanfish ficam no topo, pois não há qualquer registro de estúdio delas. A versão de The Wanderer é magnífica.

  4. Opa! Para tudo! Se vale o soundcheck de “The Wanderer”, porque nao a passagem de som em Hershey, nos EUA, durante a Zoo TV Tour? La rolou “So Cruel” e uma versao acustica de “Acrobat” (UAU!). Nem sei se existe video disso mas voce pode conferir o audio abaixo ao menos. assobiando

Comments are closed.