Entrevista com Bono na ‘Hot Press’

Entrevista com Bono na ‘Hot Press’

A última edição da revista irlandesa Hot Press, um dos maiores canais quando se trata de informações sobre o U2, publicou em sua última edição (que também teve uma enorme matéria sobre Barack Obama, do qual Bono também deu algumas opiniões) uma entrevista exclusiva com Bono, onde ele diz que o próximo disco ‘normal’ do U2 sairá no próximo outono. Só não especificou se o desse ano ou de 2012…

A jornalista Olaf Tyaransen entrevistou Bono no começo do mês inicialmente para falar do presidente americano, que faz visita ao país esta semana mas, claro, outros assuntos acabaram sendo abordados. Além do novo álbum, ele falou sobre o musical do Homem-Aranha e dos planos para o futuro. Disse ainda que a intenção original, era de terem lançado um álbum agora, para coincidir com a turnê americana.

Seria “Songs Of Ascent”?” ela perguntou. E a resposta foi;

Não. Na verdade, temos ‘alguns’ acontecendo (risos). Nós temos “Songs Of Ascent”, que é basicamente um álbum ‘estático’, de músicas ambientais lindas… Há uma bela canção chamada “Mount Zion”. “Soon” (que foi lançada no box especial do DVD “360 Live At The Rose Bowl”, ano passado), “Every Breaking Wave”… Temos também algum material de sonoridade mais ‘Club’ que fizemos com RedOne (produtor de Lady Gaga) com coisas extraordinárias, como uma chamada “I’ll Believe Her When She Sings”. Deixa eu pensar pra ver se me lembro de algo mais… “North Star”, que é uma balada, na verdade. Outra linda canção… Nós a tocamos algumas vezes durante a turnê. E temos também um álbum de rock propriamente dito, apesar de achar que ‘rock’ é a palavra errada para ele. É, na verdade, um disco ‘normal’ do U2, que começamos a fazer com Danger Mouse (Gnarls Barkley, Broken Bells). Ele é como uma mistura de Brian Eno e Daniel Lanois. Um cara cerebral, com um grande instinto. Ele realmente causou um grande impacto em nós porque ele nos encoraja a ir pra longe tudo que sabemos”

Bono ainda diz que a banda tem cerca de 10 canções com Danger Mouse, 18 para o musical do Homem-Aranha e mais 20 ‘pedaços de músicas’ também para a peça.

Perguntado sobre uma data para tudo aquilo, Bono disse;

Acho que no próximo outono. Quer dizer, como sempre, estará pronto quando terminar, apesar de eu sempre achar que os nossos discos nunca estão propriamente terminados, nós meio que finalizamos as canções ao vivo. Mas quando elas estiverem quase terminadas, a gente lança. O que provavelmente irá acontecer até o próximo outono. Queremos fazer direito. Quer dizer, porque alguém quer outro disco do U2? Muita gente já tem, porque compraríam outro? É melhor se for realmente bom, e a razão pela qual não lançamos “Songs Of Ascent” foi que percebemos que a última coisa que um fã a banda quer nesse momento é um disco de ‘arte’ que tenha um coração rock’n’roll, mesmo que não seja com a música. Precisam ser tocadas ao vivo.”

Bom, o que podemos tirar disso tudo que ele falou;

Primeiro, “Song Of Ascent”; Claramente, a banda tinha a intenção de repetir a dobradinha “Achtung Baby” / “Zooropa” do início dos anos 90, o problema, foi que “No Line On The Horizon” não foi um sucesso de vendas em nenhum lugar e, apesar de no ínicio eles acharam que ele era um disco de rock’n’roll, com canções que cresceriam ao vivo, o álbum acabou se tornando um ‘enfánt térrible’ sem singles de sucesso. Acabou se tornando o álbum de arte que a banda queria ter lançado. Seria suicídio colocar no mercado outro álbum difícil com uma turnê monstruosa para carregar nas costas. Eu particularmente gostaria que eles não se importassem mais com isso…

Segundo, o material para ser lançado. Percebo que, na verdade, existem várias correntes dentro da banda. Parece que alguns se empolgaram com a idéia de “I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight” e resolveram dar uma guinada no som da banda, enquanto outros, estão com um pé atrás. Acho que provavelmente teremos um álbum misturando esse material produzindo por Danger Mouse com o de RedOne. Só não sei como irá soar…

Por fim, com relação ao lançamento, o outono que ele mencionou, começa nos Estados Unidos no final de agosto e vai até o início de dezembro. Com a previsão do lançamento de uma edição especial de “Achtung Baby” para o final desse ano e a pouca probabilidade de uma nova turnê tão cedo, acho que devemos ter um novo disco só ano que vêm, provavelmente entre outubro de dezembro. Normalmente, a banda lança seus álbums ou no início ou no final do ano; Veja;

Boy” – Outubro de 1980
“October” – Outubro de 1981
“War” – Março de 1983
“The Unforgettable Fire” – Outubro de 1984
“The Joshua Tree” – Março de 1987
“Rattle And Hum” – Outubro de 1988
“Achtung Baby” – Novembro de 1991
“Zooropa” – Julho de 1993
“Pop” – Março de 1997
“All That You Can’t Leave Behind” – Outubro de 2000
“How To Dismantle An Atomic Bomb” – Novembro de 2004
“No Line On The Horizon” – Fevereiro de 2009

Assim, devemos ter uma nova turnê em 2013 e 2014.

Ou não….

A única coisa que eu realmente gostaria que acontecesse, é que todo esse material viesse a tona… Nunca é demais né? 😉

O site @U2 mantém uma página com informações atualizadas sobre um possível próximo disco. Clique aqui para ler (em inglês). Lá, eles fizeram uma lista de faixas mencionadas em entrevistas que podem fazer parte do novo álbum. Veja;

  • Mount Zion”
  • I’ll Believe Her When She Sings”
  • The Sacred Heart Of Malibu”
  • Mother Of Pearl”
  • Return Of The Stingray Guitar”
  • (The Flowering Rose Of) Glastonbury”
  • Soon”
  • Winter”
  • Every Breaking Wave”
  • If I Could Live My Life Again”
  • Love Is All We Have Left”
  • North Star”
  • Mercy”
  • Lead Me In The Way I Should Go”
  • You Can’t Give Away Your Heart”

Além dessas, há ainda as faixas compostas para o musical do Homem-Aranha. Não sabemos quais delas são canções propriamente ditas ou  instrumentais para a peça. Veja;

  • Splash Page”
  • Behold And Wonders”
  • Bullying By Numbers”
  • No More”
  • D.I.Y. World”
  • Bouncing Off The Walls”
  • Rise Above”
  • Pull The Trigger”
  • Picture This”
  • I’ll Take Manhattan”
  • Spider-Man Rising”
  • Turn Off The Dark”
  • Walk Away”
  • Think Again”
  • Sinistereo”
  • Deeply Furious”
  • If The World Should End”
  • The Boy Falls From Sky”
  • Love Me or Kill Me”
  • A Freak Like Me”

De todas essas, única creditada a toda banda é “Boy Falls From Sky”.

É esperar pra ver…

7 Replies to “Entrevista com Bono na ‘Hot Press’”

  1. Às vezes essa cautela é exagerada. Se o Bono me pedisse um conselho, eu diria: se o disco é bom, lança o “Song Of Ascent” depois da 360 tour e vai descansar. E só depois trabalhar no tal disco “rock’.

  2. Eu queria um álbum de arte do U2. Eu queria que o Bono aplicasse filantropia na sua música também e nos desse as músicas de graça, online, sem precisar fazer CDs, etc. Aliás, queria que o U2 não tivesse contrato com gravadoras, eles podem lançar seus álbuns sozinhos, como já faz o Radiohead… mas enfim.. o negócio do U2 é mesmo money, money, money..

  3. A diferença do U2 e do Radiohead, além da musical, é que eles ainda querem fazer parte do cenário pop americano… Então, é elogio pra Beyoncé daqui, parceria com Black Eyed Peas acolá… Ganhar prêmio de maior turnê pela Billboard é a mesma coisa que a globo ganhar prêmio de maior emissora. É óbvio. Agora; É melhor? Vamos aceitar o fato de que a banda hoje não é mais uma força criativa, como nos anos 90, e ponto. Acho que o que teremos mais e mais são álbums com poucos singles e turnês monstruosas com repertório de hits e revisitações, como a 360 se tornou.

    Até concordo com o ponto de vista do Bono, dizendo que não quer lançar qualquer coisa por lançar, mas algumas dessas faixas poderiam ser dadas como presente de final de ano para os membros do fã clube, e não essa compilações sem sal e sem açucar…

    Se dependesse de mim, seria discos de arte, turnês em lugares pequenos e revezamento de hits por turnê… Tocou “Sunday Bloody Sunday”, não toca “Pride”. Tocou “One”, não toca “With Or Without You”. Tocou “Elevation”, não toca “Mysterious Ways” e assim por diante… Quero ver mais o U2 revisitando material pouco tocado. Adoraria uma série de shows como o R .E.M. fez com muito material antigo e pouco tocado… Enfim…

    Imaginem um show com “A Day Without Me”, “Acrobat”, “Exit”, “A Sort Of Homecoming”, “Your blue Room”, “Night And Day”, “Who’s Gonna Ride your Wild Horses”, “The First Time”, “Dirty Day”, “Kite” e “Promenade”?

    Ahhhh os devaneios…rss

  4. Talvez o próximo disco não esteja tão bom assim mesmo, Song Of Ascent pode estar realmente sem forma e por isto desistiram de lançar.Não acho certa esta comparação com o Radiohead (até porque respeito, mas não é o tipo de som que escuto sempre), e mesmo a forma de distribuição não me diz nada, se for bom compro ou baixo do mesmo jeito, o fato deles disponibilizarem não quer dizer nada, a unica coisa que parece é tipo “a musica não é tão boa, mas tudo bem eles disponibilizaram de graça mesmo tá perdoado”.
    Prefiro disco cobrando e toda a responsabilidade que isto trás, se vão cobrar que façam direito, o que eles me parecem estar é em uma encruzilhada de que caminho seguir, com 4 pessoas com gênio forte musicalmente não deve ser fácil decidir qual dos 3 modelos de musicas que eles tem é que eles querem, já que isto implica em apresentar o filho e se empolgar com ele, já que falem o que falem mas o U2 quando não gosta de algo você percebe rapidinho.
    E sobre a criatividade, eu realmente acho que ficou boa parte nos anos 90 mesmo, infelizmente, mas isto se deve a idade, o impacto negativo do Rattle and Hum e outras coisas já sabidas, isto fez eles arriscarem tudo no AB, mas hoje eles são lendas e com muito prestigio e dinheiro, com nenhuma preocupação, e convenhamos que tanto em literatura como em musica e arte em geral é dai que vem a rebeldia, inspiração  e criatividade.
    E sinceramente não sei o que esperar.

  5. Bom, creio que todas as pessoas que gostam do U2 esperam que um dia surja um novo “Achtung Baby”, U2 bem à vontade, lotando estádios e focando o repertório intensamente no disco que promove a tour (U2 iniciava a ZooTV tocando 6 ou 7 músicas do Achtung, era isso?).
    Mas parece que agora, diferente de outras ocasiões nos anos 00, os membros da banda estão envolvidos com vários projetos. No fundo, não sabemos exatamente se o excesso de opções surgiu por falta de uma que se sobressaísse ou se todas estão realmente boas. Mas parece haver algumas consolidações:
    – Songs of Ascent, por ser mais experimental, vai ficar de lado, pois o NLOTH foi considerado um “fracasso” comercial. Com um fracasso já evidente e outro com todo o risco de ser…
    – Desde que virou gente grande, U2 não pretende mais sair dos holofotes. Caso contrário, não teriam lançado o “All That You Can’t Leave Behind” em 2000, que apesar de conter várias faixas excelentes, é bem menos ousado que qualquer material dos anos 90. Querem ir pra boca do povo, pra pista de dança, como ocorreu com a música “Vertigo”, por exemplo.
    Porém, acho que as pessoas estão se apegando cada vez menos a alguma banda em específico. Hoje o Black Eyed Peas talvez seja a banda mais conhecida do pop, mas quem realmente tem um álbum deles? E outra: Como fazer um álbum “clássico” em pleno século 21?
    Talvez o modo de pensar na música tenha que mudar, mas o seu Paul McGuinness já mostrou ser bem contrário a essa cena atual de música digital.

  6. Olá, pessoal, tudo bem? Acho que no último show da tour, lá no Canadá, o Bono deveria falar que algo acabou e que eles precisam sonhar tudo de novo. Que eles se retirem, descansem, curtam suas famílias, saiam dos holofotes e voltem daqui uns 3 anos com algo tão surpreendente quanto foi o Achtung Baby. Não melhor, acho difícil que façam algo melhor, mas surpreendente como foi o Zooropa e o próprio AB sorriso
    Abs a todos!

  7. Eles já tão cinquentões… me fala um artista cinquentão que se desafia como eles ainda… Nem o Bowie mais!!!

Comments are closed.