Lista U2; Dia das Mães!

Lista U2; Dia das Mães!

Dia das Mães…

Existem vários discursos homenagendo a pessoa que sempre estará presente nas nossas vidas, de uma forma ou de outra.

Bono, Edge, Larry e Adam tem muitas histórias particulares referentes a figura materna. Especialmente, Bono e Larry, que perderam suas Mães cedo em suas vidas.

Bono uma vez disse que a perda da Mãe está muito relacionada ao Rock N’Roll, assim como a falta do Pai está para o Hip Hop. Elvis Presley, Ray Charles, Jonh Lennon… Todos tiveram episódios marcantes relativos a figura materna. E Bono não é diferente. 

Durante a cerreira do U2, várias músicas foram escritas fazendo referência a essa figura. Nessa nossa nova coluna, inspirada em uma idêntica do site @U2, faremos listas baseadas em temas sobre a banda. E a primeira, inspirado nesse dia…

Feliz dia das Mães, em especial, para a minha esposa, que está passando seu primeiro nessa nova ‘realidade’.

Vamos a lista;

10. “Sweetest Thing” (B-Side de “Where The Streets Have No Name”, 1987)

Apesar de ser uma música de amor feita para pedir desculpas á Ali, ela é feita para Mãe dos filhos de Bono. Uma homenagem indireta, mas consegue ser singela ao mesmo tempo. Músicas mudam de significado conforme as circunstâncias. E hoje, todas as mães do mundo são “Sweetest things…”

Um garoto de olhos azuis conhece uma garota de olhos castanhos. Você poder remendar isso, mas o rasgo continuará visível. Ela teve o céu azul pela frente, mas eu sou a nuvem de chuva…”


09. “Original Of The Species” (Faixa 10 de “How To Dismantle An Atomic Bomb”, 2004)

Essa faixa é um tributo as mulheres, como só Bono poderia fazer. A ‘origem das espécies’. Apesar de ter sido inspirada pela filha de Edge, Hollie, a música mostra a figura feminina de forma humana, doce e imperfeita. Porém, as metáforas, sempre presentes em suas letras, te levam para todos os lados da pureza do amor. A beleza dele, através do olhar infantil. A inocência, através dos olhos uma menina. Maternidade e paternidade juntos. Que bela homenagem…

E você se sente como ninguém já se sentiu. Você rouba, bem debaixo da minha porta. E eu me ajoelho, porque eu te quero mais. Eu quero tudo o que você tem e nada do que você não é…”

08. “Grace” (Faixa 10 de “All That You Can’t Leave Behind”, 2000)

Uma faixa sobre a mulher e sobre seu poder, sua graça. Paralelos sobre religião, amor e bondade. Singela e delicada homenagem a feminilidade pura. Uma canção de ninar que pode até não ser para as Mães, mas a palavra do título reflete aquilo que todas recebem quando se tornam uma.

Graça… Ela carrega o mundo em seus quadris. Não há taças de champagne para os seus lábios. Não há passes de mágica nas suas mãos. Ela carrega uma pérola em perfeitas condições…”

07. “Deep In The Heart” (B-Side de “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, 1987)

Não há registros se essa faixa é realmente sobre a Mãe de Bono, mas, em um de seus versos, é quase impossível separar uma coisa da outra. E mesmo que não for, o título representa perfeitamente, melhor que todos até, onde essa figura está conosco todos os dias…

Sentado sob uma cerejeira, eu ainda á vejo. Você pode voltar para o lugar de onde nunca saiu. Anjo, faça tudo dar certo hoje a noite… Anjo, eu não estarei em casa hoje a noite…”


06. “Miracle Drug” (faixa 2 de “How To Dismantle and Atomic Bomb”, 2004)

Ser Mãe é fazer parte de algo maior que os nossos problemas e dilemas diários. Dar á luz é uma ‘droga milagrosa’. Como o amor. Vicía. A partir daquele momento você tem um novo motivo para viver. Uma razão para pensar em algo maior que você mesmo. Eu pretendo descobrir um pouco mais a respeito disso nos próximos meses 😉

A liberdade tem um cheiro, como o topo da cabeça de um recém nascido…”


05. “I Will Follow” (Faixa 1 de “Boy”, 1980)

É difícil desassociar o primeiro disco do U2, “Boy”, escrito do ponto de vista de um menino atravessando as dificuldades típicas da idade, da Mãe de Bono. Imaginem o senso de falta que a perda de Iris Hewson representou para o pequeno Paul, para seu esposo Bob e seu outro filho, Norman. Várias faixas do disco poderiam representar essa perda, mas nenhuma como “I Will Follow”. 

Um garoto tenta com muita força ser um homem, sua Mãe o pega pela mão. Se ele parar pra pensar, ele começa a chorar… Oh, por que?”


04. “Mothers Of The Disappeared” (Faixa 11 de “The Joshua Tree”, 1987)

A inspiração dessa canção, as Mães da Praça de Mayo, representam a força quase sobre-humana que uma Mãe carrega no seu coração. Não há obstáculos nem barreiras. Uma letra triste, forte e irretocável de Bono. Tire suas forças dela quando nada estiver certo. Um olhar penetrante na alma extremamente humana e solitária dessas personagens incríveis.

Foi trilha de um dos momentos mais emocionantes da história da banda, quando no Chile e na Argentina, essas mães subiram ao palco com as fotos dos filhos desaparecidos. Nenhum telão de alta definição poderiam ter traduzido com tanta nitidez arte em movimento como naquele dia…

Meia-noite, nossos filhos e filhas foram cortados e tirados de nós… Mas ouvimos seus corações…”

03. “Lemon” (Faixa 4 de “Zooropa”, 1993)

No meio da tempestade áudio-visual que é “Zooropa’, “Lemon” tem versos nostálgicos sobre uma das memórias de Bono sobre sua Mãe; Um vestido cor de limão, usado por ela. Enquanto um robô (Edge) discursa sobre as glórias que o homem construiu, um demônio (Mr. MacPhisto, ou Bono) se recorda de algo que ainda o torna humano… Guarde aquilo que está no seu coração. 

Ela veste limão… Mas nunca durante o dia…”


2. “Tomorrow”, (Faixa 6 de “October”, 1981)

Uma das letras mais confessionais e doloridas de Bono. Escrita sob a perspectiva e a memória do menino Paul Hewson, logo após a morte de Iris. A canção é recordatória do começo ao fim. Um desabafo juvenil e inocente. É de tirar lágrimas dos olhos…

Você não vair voltar amanhã? Você não estará de volta amanhã? Você vai voltar amanhã? Posso dormir hoje á noite? Porque eu quero que você volte…”


1. “MoFo” (Faixa 3 de “Pop”, 1997)

MoFo” recomeça a história de onde “Tomorrow” parou. Se na faixa de 1981 Bono era um menino perdido e sem saber o que fazer, agora ele é um homem pedindo o amor de sua Mãe. Pedindo para que se lembre dele. Pedindo perdão pelo homem que se tornou. Torturado por não saber o que fazer. Perguntando se é quem ela gostaria que ele fosse. Uma das mais confessionais letras que escreveu.

Mãe, eu ainda sou seu filho? Você sabe que eu esperei por muito tempo você me dizer que sim…Mãe, você foi embora e me transformou em alguém. Mas agora, eu ainda sou uma criança, e ninguém me diz não…”

Espero que vocês tenham gostado…

Queria deixar aqui um parabéns a todas as Mães, e em especial, todas que fazem parte da UV… Inclusive, a nossa ‘Mãe U2’, Adra… E para as minhas duas mamães do dia; A minha eterna, Neide, e a minha futura, Ana… Amo vocês…

9 Replies to “Lista U2; Dia das Mães!”

  1. Gente, cada vez mais gosto desse site e de fazer parte do Ultraviolet.
    Esse post sobre o dia das mães foi demais.

  2. É incrível poder ver, através dos seus textos, como Bono conseguiu transformar suas dores e questionamentos em poesia! E vc, Guariba, consegue deixar a sua “poesia” em cada palavra e interpretação nos textos que posta!!Parabéns, está ficando cada dia mais prazeroso acessar o site!!!

  3. me surpreenderam: Lemon (?!?!?), Grace, Deep in the Heart e até certo ponto Miracle Drug e Original of the species (essas duas últimas parecem mais uma homenagem aos filhos que aos pais, mas os dois temas se confundem). Mas Lemon, realmente, nunca soube que havia tal relação!! E tb era ignorante sobre deep in the heart.. agora, faltou All Because of  You, não?

  4. Parabens pela matéria, lindas passagens na vida do Bono e familia…linda mensagem para nós mães e fãs!!!

  5. Texto incrível!!! E as fotos, então…memoráveis!!!
    Parabéns UV, estou amando o site… Conheci vcs agora, depois do show, meu primeiro do U2!!!!!!!!! E, a partir de agora, estarei sempre ligada e já nos preparativos para a próxima tour no Brasil… rsrsrs. rindo

Comments are closed.