Nova música de Brian Eno.

Nova música de Brian Eno.

Brian Eno é um dos caras mais importantes na história do U2; Ex-integrante da banda Roxy Music, um dos expoentes do Glam Rock nos anos setenta, que também gerou Bryan Ferry, que mais tarde ficaria famoso pelo  hino dos motéis ‘Slave To Love’, Eno é responsável por alguns dos trabalhos mais importantes de vários artistas, sempre quando os mesmos querem dar uma ‘guinada’ no seu som. Foi assim quando David Bowie resolveu se enfurnar no Hansa Tom Studios, em Berlin  para se reinventar em sua trilogia alemã, com ‘Low’, ‘Heroes’ e ‘Lodger’ (alguma semelhança com o U2?). Depois, foi responsável pela criação da Ambient Music, com Robert Fripp. Produziu o primeiro disco do Devo, “Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!” e trabalhou no primeiro e elogiadíssimo álbum de David Byrne, ex-Talking Heads, “My Life In The Bush Of Ghosts”.

Além de ter embarcado na transformação do U2 em “The Unforgettable Fire”, em 84, Eno, além de seus experimentais discos solo, trabalhou com Laurie Anderson, Paul Simon, Talking Heads, Harold Budd e Grace Jones durante os anos oitenta. Criou o grande álbum daquela década, novamente em parceria com Daniel Lanois e o U2 em “The Joshua Tree”, e ainda trabalhou com a banda durante a década de 90 (“Achtung Baby”, “Zooropa” e “Passengers”) e 2000 (“All That You Can’t Leave Behind”, alguma faixas de “How To Dismantle an Atomic Bomb” e “No Line on The Horizon”, onde é creditado como co-autor de quase todas as canções).

Mais recentemente, produziu o último álbum do Coldplay, “Viva La Vida!”, e trabalha novamente com a banda para o próximo álbum.

Sua nova faixa, “Glitch”, foi feita em parceria com o poeta Rick Holland. O seu próximo álbum, intitulado “Drums Between The Bells”, sai em junho e a faixa foi disponibilizada para audição grátis online. Conheça mais detalhes do álbum aqui.

Bom, eu adoro coisas nessa linha. O Radiohead usa muito a referência do cara, então já dá pra perceber do que se trata. Além, da óbvia conexão com o Kraftwerk, outra banda que o U2 adora e que já gravaram “Neon Lights” e cometeram o assasinato de “The Model” no recente show no Brasil. Se você gosta de experimentar, lá vai!

E como curiosidade, é muito legal para os fãs do U2 conhecerem “Against The Sky”, faixa do álbum “The Pearl”, de 1984, feito em parceria com Harold Budd. Ouçam e me contem em que música Bono e Cia. usaram um sampler dela. Quer dizer, nem podemos chamar de sampler, ela é praticamente uma regravação com vocais.

Para saber mais sobre Brian Eno, clique aqui.

One Reply to “Nova música de Brian Eno.”

Comments are closed.