Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

17 novembro 2007 11:21

por: followerU2

Fonte: Guarulhos Web

Em fevereiro de 1987, há pouco mais de 20 anos, o U2 lançava The Joshua Tree, álbum que fez Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. ganharem os quatro cantos da Terra. Músicas como Where The Streets Have No Name, I Still Haven’t Found What I’m Looking For, With Or Without You e Bullet The Blue Sky fazem parte de um repertório que parece ter sido feito com o mesmo cuidado com o qual se poda uma árvore.

Depois de fazer The Unforgettable Fire, o álbum anterior, cercado pela grandiosidade do Slane Castle Irlandês, o U2 optou por gravar em uma casa comum, que possuía ambiente confortável, particular e intimista – nada de estúdio de gravação. Talvez tal escolha se justifique porque a banda, no final de 1986, se sentia completamente fora de sintonia com o cenário musical. “Era a época dos sintetizadores”, diz Adam.

Diferente em 1987, The Joshua Tree bebe um pouco da fonte do country e do folk em algumas faixas. Entretanto, a característica mais marcante do disco – e o que faz tão especial – são as emoções transmitidas por cada acorde: Where The Streets Have No Name faz decolar e I Still Haven’t Found What I’m Looking For pode trazer a história da sua vida para frente de seus olhos, isso só pra ficar com dois exemplos. The Edge, anos depois, disse que a banda compôs as músicas pensando em diferentes estados de espírito e diversas paisagens. A intenção era fazer o que o guitarrista batizou de “música cinematográfica”.

Fato é que o U2 conquistou a Europa, voou para a América de Ronald Reagan e também chegou ao topo. Em um show ocorrido em 4 de maio de 1987, Bono comemorou, na frente de uma imensa platéia, o fato de sua banda ter estampado a capa da revista Time, com a seguinte legenda: “O melhor show de rock”.

Para comemorar os 20 anos de lançamento do The Joshua Tree, o U2 relançará no mercado internacional (não há previsão de lançamento no Brasil), no dia 20 deste mês, três versões comemorativas do disco. A versão mais completa trará o disco remasterizado, um segundo CD contendo os lados B e demos, e um DVD com um show de 87 realizado em Paris, mais extras.

Quando olhamos para o passado, está claro que fatores diversos colaboraram para que The Joshua Tree conquistasse seu lugar cativo na história do rock – a América, as músicas que podem ser tocadas no rádio e em shows gigantescos -, mas o que prevalece é a sinceridade e coragem desses quatro irlandeses que se sentiam sozinhos, porém fizeram uma das coisas que sabem melhor: remar contra a maré. Que continuem.

Comentários

Não há comentários.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet