Bono vai receber medalha por chamar atenção para a pobreza da África

Bono vai receber medalha por chamar atenção para a pobreza da África

Fonte: G1.com

Bono, que ajudou a chamar a atenção do mundo para os problemas médicos e econômicos da África, vai receber a medalha Liberty deste ano. O National Constitution Center todo ano homenageia uma pessoa ou organização que tenha “demonstrado liderança e visão na busca pela liberdade de pensamento ou liberdade da opressão, da ignorância e da pobreza.”

Bono e a organização que ajudou a fundar, a DATA (Debt, AIDS, Trade, África), vão receber a medalha em uma cerimônia no dia 27 de setembro. Além da medalha, a organização vai receber uma doação de US$ 100 mil. Embora Bono não tenha um cargo eleito, ele prova que “o mandato dado pelos cidadãos é o mais importante do mundo”, como afirmou o presidente do Constitution Center, Joseph Torsella.

Aos 47 anos, o líder da banda irlandesa U2 ajudou a fundar a DATA em 2002 para trabalhar com grupos religiosos em questões como doenças globais e fome. Em 2005, o U2 foi a principal banda nos shows Live 8, realizados para chamar a atenção para a pobreza africana e pressionar os líderes mundiais a cancelar as dívidas dos países africanos mais pobres.

Bono, cujo nome real é Paul Hewson, não apareceu ao anúncio da medalha, feito nesta quinta-feira. Mas, em uma declaração, ele observou que foi na Filadélfia que a DATA e outras organizações lançaram a campanha ONE, na qual 2,4 milhões de norte-americanos se comprometeram a erradicar a AIDS e a pobreza em todo o mundo. “Eu não creio que haja medalhas Liberty dando sopa por aí, mas todas estas pessoas deveriam estar usando uma também”, disse.

No ano passado, o ex-presidente Bill Clinton e o atual presidente George W. Bush ganharam a medalha por colocarem as diferenças políticas de lado para levantar cerca de US$ 1 bilhão para ajudar no socorro às vítimas do Katrina e dos tsunamis na Ásia. A primeira medalha foi concedida em 1989, e seis ganhadores depois também foram agraciados com o Nobel da Paz. A National Constitution Center é uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar o conhecimento do público sobre a Constituição Americana e os valores e idéias que ela representa.

Comments are closed.