The Edge doa guitarra para leilão

The Edge doa guitarra para leilão

Fonte: Folha Online

O guitarrista do U2, The Edge, doou uma Gibson Les Paul 1975 para um leilão em prol da Music Rising, entidade beneficente da qual ele é co-fundador. A Music Rising busca substituir equipamentos musicais perdidos ou destruídos pelo furacão Katrina, que devastou o sul dos EUA em 2005, atingindo duramente a cidade de Nova Orleans, que ainda se recupera da tragédia.

The Edge, 45, passou horas em palcos e estúdios com sua guitarra. “Eu queria dar algo que realmente significasse muito para mim. Algo de que sentiria falta”, disse o músico. O leilão Icons of Music, administrado pela Julien’s Auctions, conta com 196 itens ligados ao rock, incluindo um saxofone autografado pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, uma guitarra que pertenceu a Jimi Hendrix e um contrato de gravação original de Elvis Presley.

Uma exposição com os destaques do leilão viajará de Los Angeles para Dublin (Irlanda) e Londres antes do fim das vendas, em 21 de abril, que será marcado por um evento no Hard Rock Cafe de Manhattan. Os fãs podem dar seus lances online ou em pessoa. Espera-se que a guitarra de The Edge seja arrematada por algo entre US$ 60 mil e US$ 80 mil, segundo o site do leilão.

Outros membros do U2 também fizeram doações. Adam Clayton cedeu um baixo, Larry Mullen deu um par de tambores e Bono doou um par de óculos Emporio Armani. “É algo de grande poesia pedir a alguém como eu, que ganhou uma boa vida com o rock’n’roll, que doe itens para um leilão que ajudará a proteger e a impedir o declínio da cultura musical no golfo [do México, região dos EUA atingida pelo Katrina]”, disse The Edge.

O guitarrista do U2 criou a Music Rising em 2005 com o produtor Bob Ezrin e o executivo-chefe da Gibson, Henry Juszkiewicz. “Uma das coisas boas da globalização é que ela criou uma comunidade musical internacional única, e eu sinto que sou parte dela”, afirmou o músico. “Então não parece que isso seja o problema de outra pessoa. É nosso problema também”.

The Edge (Dave Evans) descobriu a cultura musical da região de Nova Orleans quando era um jovem membro do U2. Ele ficou impressionado com os “jazz funerals”, funerais típicos de Nova Orleans, que contam com músicos desfilando pelas ruas usando roupas coloridas cobertas com flores e penas. “O jazz veio de Nova Orleans e foi o precursor de tudo”, disse The Edge. “Você mistura jazz com ritmos europeus, e isso é o rock’n’roll. Você pode argumentar que tudo começou nas ruas de Nova Orleans, com os ‘jazz funerals’”.

Comments are closed.