Bono cobra de líderes mundiais promessas de ajuda à África

Bono cobra de líderes mundiais promessas de ajuda à África

Fonte: Terra

O engajado líder do U2, Bono, cobrou dos governantes de países ricos as promessas de ajuda à África durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, na noite desta sexta-feira. O roqueiro e ativista disse que já era hora de os países ricos cumprirem suas promessas de cancelar a dívida africana.

Foram feitas promessas sérias. Os cheques foram assinados mas, como vocês sabem, eles não gostam de descontá-los”, disse ele.

Bono está em campanha para que os países ricos perdoem a dívida das nações africanas e ajudem a financiar o futuro daquele continente.

Em uma reunião em 2005, o G8 (grupo dos países mais industrializados do mundo, mais a Rússia) concordou em cancelar as dívidas de 18 países subdesenvolvidos e prometeu dobrar a ajuda à África para cerca de 47 bilhões de dólares até 2010.

Depois de dois anos, é hora de tomar a temperatura”, disse Bono. “Se essas promessas não forem cumpridas… criará uma geração de cínicos. Não acredito que isso vá acontecer, sou um otimista e acho que vamos conseguir isso”.

Bono disse que os programas de cancelamento da dívida já abriram caminho para que 20 milhões de crianças africanas fossem à escola, mas que ainda “havia muito, muito para se fazer”.

Comments are closed.