Bono será cavaleiro do império britânico, mas não terá o título de “Sir”

Bono será cavaleiro do império britânico, mas não terá o título de “Sir”

Fonte: Agência EFE

O vocalista da banda irlandesa de rock U2, Bono, será condecorado como Cavaleiro da Ordem do Império Britânico em reconhecimento a sua carreira musical e a seu trabalho humanitário, informou hoje a Embaixada britânica em Dublin.

Bono, de 46 anos, receberá o prestigioso prêmio das mãos do embaixador do Reino Unido na Irlanda, David Reddaway, em cerimônia que será realizada no ano que vem. O músico, cujo verdadeiro nome é Paul Hewson, não poderá utilizar o título de “Sir” por não ter a nacionalidade britânica.

Em uma carta dirigida ao artista, o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, felicitou o roqueiro e avaliou seu envolvimento na luta contra a pobreza na África.

Usou sua voz de forma incansável para defender a África”, disse Blair, ao agradecer o apoio de Bono à cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) do ano passado em Gleneagles (Escócia), que fixou entre suas prioridades a erradicação da pobreza africana.

O próprio cantor divulgou um comunicado em sua página da internet na qual se declarou muito feliz com o reconhecimento. Bono fez campanha contra a miséria junto a seu compatriota e colega Bob Geldof, que também foi condecorado como Cavalheiro da Ordem do Império Britânico em 1996, após organizar o famoso concerto Live Aid para alertar o mundo sobre o mal da pobreza.

O vocalista do U2 desempenhou um papel-chave na organização dos concertos Live 8, no ano passado, que coincidiram com a cúpula de Gleneagles e tentaram recuperar o espírito do Live Aid. Outros cidadãos estrangeiros que foram agraciados com a mesma honraria são o fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, o tenor espanhol Plácido Domingo, o ex-prefeito de Nova York Rudolf Giuliani e o cineasta americano Steven Spielberg.

Esse tipo de honra é concedido anualmente pela rainha Elizabeth II da Inglaterra a pedido formal do Governo britânico.

Comments are closed.