Bono irrita irlandeses ‘ao driblar fisco’

Bono irrita irlandeses ‘ao driblar fisco’

Fonte: BBC Brasil

Uma reportagem publicada nesta quarta-feira no diário britânico The Guardian afirma que o cantor Bono, do U2, está sendo alvo de críticas no seu país natal, a Irlanda, por ter transferido investimentos de milhares de dólares para a Holanda, onde deve pagar menos imposto de renda.

O Guardian cita uma porta-voz do partido Trabalhista irlandês que afirma “estar surpresa que o U2 não esteja disposto a contribuir com o Tesouro de uma maneira justa, como faz a maioria dos cidadãos irlandeses”.

A notícia do jornal britânico cita também outra polêmica recente envolvendo o cantor e ativista irlandês, detonada pela compra de ações da revista americana Forbes, considerada por muitos como “a bíblia do capitalismo”.

Mais conhecido por exercer pressão sobre líderes políticos como George W. Bush e Tony Blair, pelo perdão da dívida externa e por lutar por mais investimentos na África e pelo auxílio às vítimas da AIDS do que por sua tenacidade empresarial, Bono estaria sendo alvo de ressentimento pelo seu sucesso, segundo o Guardian.

Até o projeto de construir um arranha-céus batizado de Torre U2, que abrigaria apartamentos de luxo, além do estúdio de gravação do grupo, no bairro de Ringsend, em Dublin, estaria atraindo reclamações de moradores, segundo o jornal.

Comments are closed.