Bono pede combate à corrupção na África

Bono pede combate à corrupção na África

Fonte: Terra

O líder da banda irlandesa U2, Bono, que pressiona países ricos a manterem suas promessas de ajuda à África, disse no domingo que o continente precisa combater a corrupção, o maior obstáculo a novos investimentos.

Em meio às promessas de países industrializados de dobrar a ajuda ao continente até 2010, Bono alertou que a menos que a corrupção seja combatida, a boa vontade das nações ricas pode se dissipar.

Há uma janela de oportunidade, mas ela pode se fechar se coisas como a corrupção não forem combatidas”, disse Bono a jornalistas que viajam com ele, antes de uma reunião com ministros da Economia de países do continente na capital nigeriana Abuja.

Eu vou além e digo que o único grande obstáculo aos negócios e para a renovação das economias no sul é a corrupção e o único grande obstáculo na obtenção de dinheiro para os negócios, se vocês considerarem ajuda como investimento, é a corrupção”, disse o cantor e ativista.

Bono afirmou que os contribuintes das nações desenvolvidas também exigem mais responsabilidade de seus líderes políticos para se assegurar que o dinheiro que vai para a África é usado corretamente.

O cantor disse que há uma “simplificação excessiva da África que considera” que todos os países africanos são corruptos. Ele acredita que em muitos casos a ajuda internacional tem feito mais mal que bem à África e que é importante a criação de oportunidades para que o continente ajude a si mesmo por meio de mais comércio.

O Ocidente tem realmente que entender que os africanos não querem ajuda, eles precisam de ajuda, e o que a África deseja e o que ela merece é o comércio como uma rota de saída das suas atuais dificuldades”, disse Bono.

Os africanos podem estar mais doentes de Aids, tuberculose e malária, mas eles precisam muito de ajuda”, acrescentou.

Comments are closed.