Leilão da guitarra de Bono está próximo

Leilão da guitarra de Bono está próximo

Parte de artigo de O Estadão

Fãs do U2, acalmai-vos. A guitarra que Bono doou ao País, quando veio fazer o show da turnê Vertigo, em fevereiro, não só reapareceu como deve ser leiloada em breve. Quando? “Queremos realizar antes da Copa do Mundo”, diz Fátima Menezes, diretora da ONG Ação Fome Zero, responsável pelo leilão do instrumento. Fátima adiantou também, com exclusividade ao Portal Estadao.com, que os lances só poderão ser dados pela internet, virtualmente. “Operacionalmente é mais fácil, muito mais democrático e também mais rápido”, justifica a diretora.

As declarações de Fátima são uma alento aos fãs do U2 que desde que a guitarra foi doada – há mais de dois meses – não tinham notícias sobre o paradeiro do cobiçado instrumento. A única informação de que dispunham foi dada pelo presidente Lula em seu programa de rádio em 27 de fevereiro. “Pelo que lemos na internet, a guitarra foi passada para ao filho do Lula”, conta a estudante de publicidade Jessica Cristina Ehlre, de 21 anos, que participa de um fórum sobre o assunto no site u2br.com, um dos mais visitados do País. Vimos que a guitarra do Lenny Kravitz foi leiloada muito mais rapidamente”, diz Jessica, ao falar por telefone com a reportagem do portal de Itajaí, em Santa Catarina, onde mora. “Ficamos preocupados pela falta de informação. Já são quase 3 meses e nada. Algo de errado há”, completa Juliano Trentini, de 32 anos, um dos donos do U2br.com. Agora, os fãs protestam pela demora da venda do instrumento.

Antes de Bono, em março do ano passado, o cantor americano Lenny Kravitz doou uma guitarra ao País. O instrumento também foi leiloado pela ONG Ação Fome Zero e arrecadou quase cinco vezes o esperado. Ao sucesso deste leilão, Fátima atribui o fato de a ONG ser, mais uma vez, responsável pelo destino de um objeto tão visado.

A guitarra

A guitarra usada por Bono é da Gretsch, mesma marca daquelas usadas por astros como Elvis Presley e Jimmy Page. Ela foi fabricada especialmente para o vocalista do U2, e tocada por ele no último show da turnê Vertigo em São Paulo, no dia 21 de fevereiro. A cor da guitarra, modelo Country Club, é ´cadillac green´ – um verde escuro, quase musgo – e suas ferragens são douradas, o que deixa o instrumento (coincidência ou não) nas cores da bandeira brasileira.

A guitarra é acústica e vem em um estojo forrado com uma espécie de pele sintética. São 21 trastes e entre eles há um detalhe em madrepérola. Mais informações você pode ter no site ( www.gretschguitars.com) da Gretsch.

Clique no link para ler a matéria completa.

Comments are closed.