Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

12 maio 2006 07:32

por: followerU2

Fonte: Reuters

O roqueiro e ativista Bono está levando para a estrada sua cruzada em favor da África.

O vocalista do U2 vai percorrer Lesoto, Ruanda, Tanzânia, Nigéria, Mali e Gana em viagem de dez dias começando na próxima terça-feira, para ver como sua campanha para o perdão da dívida pode ajudar a combater a pobreza e as doenças. A informação foi divulgada por seu grupo DATA.

A viagem acontece quatro anos depois de Bono ter chamado a atenção do mundo para a situação da África, quando ele e o então secretário do Tesouro dos EUA, Paul O’Neill, percorreram o continente para destacar a necessidade de os governos ocidentais aumentarem a ajuda que prestam ao continente e cancelarem a dívida dos países pobres.

Bono é visto como ponta de lança da campanha bem-sucedida para cancelar a dívida dos países pobres. Líderes mundiais elogiaram seu esforço para familiarizar-se com os problemas e tornar-se participante construtivo no processo de traçar políticas para esses países.

Em junho passado, o Grupo dos Oito países mais industrializados, reunidos em Gleneagles, Escócia, concordou em cancelar a dívida de 18 países pobres, em sua maioria africanos, para liberar recursos com os quais fazer frente à pobreza.

Os participantes do G-8 também se comprometeram a dobrar a ajuda dada à África, de modo que até 2010 chegue a aproximadamente 47 bilhões de dólares.

Muita coisa mudou desde a viagem de Bono à África em 2002, com O’Neill. O continente vem apresentando seus melhores índices de crescimento em mais de 30 anos, graças não apenas ao boom dos preços mundiais dos commodities, mas também a melhoras na política econômica governamental e à redução do número de conflitos armados.

SAÚDEEDUCAÇÃO

Mas os críticos dizem que anos de assistência do exterior não ajudou a mudar efetivamente a vida de muitos africanos.

Jamie Drummond, o diretor executivo do DATA (sigla formada pelas iniciais em inglês de dívida-Aids-comércio-África), o grupo co-fundado por Bono, disse que a viagem do roqueiro tem por objetivo avaliar se a atenção aumentada voltada à África está de fato fazendo alguma diferença em áreas como saúde e educação.

Em Washington, o comitê de verbas da Câmara dos Deputados acaba de reduzir em 2,4 bilhões de dólares o montante solicitado pelo presidente Bush para assistência externa.

Drummond disse que atos como esse vão fazer com que sejam descumpridas as promessas feitas aos pobres do mundo e que o objetivo de Bono é manter a atenção dos políticos voltada à África.

Comentários

Não há comentários.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet