Carnaval do U2

Carnaval do U2

Fonte: Correio da Bahia

No Terminal de Cargas Aéreas, Bono Vox foi reverenciado com salva de palmas e assédio discreto de seletos fãs

Por Ana Carolina Araújo

Carnival begins now!”. “O Carnaval começa agora!” Essa foi a primeira declaração pública do cantor Bono Vox, vocalista do grupo irlandês U2, após sua chegada a Salvador. Ele, o guitarrista The Edge, o baterista Larry Mullen, o baixista Adam Clayton e mais uma equipe de 40 pessoas foram recepcionados com uma seleta salva de palmas no Terminal de Cargas Aéreas do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. Havia a expectativa de que os músicos chegassem à cidade por volta do meio-dia, junto com o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, seu anfitrião na cidade. Na sala de autoridades do aeroporto, Gil declarou apenas que os convidados pousariam em Salvador no final da tarde.

A operação de segurança montada pela Infraero e o Batalhão de Choque da Polícia Militar incluiu oito vans, quatro caminhonetes, motos de batedores, um caminhão, dois ônibus e dois carros de apoio. A quantidade de policiais e funcionários envolvidos no esquema não foi divulgada. A concentração para a chegada da banda começou no início da tarde de ontem, em frente ao Terminal de Cargas. A comitiva fortemente escoltada entrou na pista de pouso por volta das 16h45. Para quem acompanhava a distância, a expectativa aumentava a cada avião que tocava o solo. O grupo só pousou por volta das 18h30, num avião estampado com a fusão preto, vermelho e branco, que marca a turnê Vertigo.

Abertas as portas, apenas membros da equipe desembarcaram da aeronave. O suspense continuou por cerca de dez minutos, quando um Bono Vox tranqüilo e relaxado apareceu no alto da escada móvel, sem abrir mão do tradicional chapéu de caubói, jaqueta preta, e óculos escuros, os mesmos de lentes cor de vinho que usou nos shows em São Paulo. Demonstrando simpatia pelos brasileiros, Bono e The Edge se afastaram das vãs onde deveriam embarcar e foram em direção à área operacional do aeroporto, cumprimentando, um por um, os funcionários envolvidos na operação, além de alguns admiradores.

Como a área era totalmente reservada, os apertos de mão, abraços e fotografias correram sem pressa. Depois de deixar o aeroporto, a comitiva seguiu em direção ao litoral norte, onde o grupo deveria descansar, para mais tarde participar de um jantar oferecido por Flora Gil, esposa do ministro, na residência da família, no Horto Florestal. O encontro teve a presença do governador Paulo Souto e do prefeito João Henrique. A vinda do U2 a Salvador é resultado de um convite feito por Gilberto Gil no ano retrasado. Assim que soube que os irlandeses estariam em turnê no Brasil no período do Carnaval, ele enviou uma carta a assessores de Bono Vox sugerindo a presença do grupo no camarote Expresso 2222. Os dois se encontraram no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro de 2005, mas o cantor não tocou no assunto. A resposta positiva só veio há dez dias, quando Gil começou a se programar para receber as estrelas do pop mundial.

Por enquanto, não há programação de apresentação do grupo durante os dias de folia. A única informação divulgada é a de que os integrantes do U2 curtirão a festa do Expresso 2222 na quinta-feira. Como se veste de Filho de Gandhy todos os anos, o ministro prometeu oferecer uma fantasia para que Bono use no camarote.

Comments are closed.