U2 toca para 90 mil no histórico Estádio Azteca, no México

U2 toca para 90 mil no histórico Estádio Azteca, no México

Fonte: Reuters

Os roqueiros irlandeses do U2 tocaram para 90 mil fãs mexicanos reunidos em um dos estádios de futebol mais famosos do mundo na quarta-feira, em sua primeira turnê na capital em oito anos. Da última vez, houve um distúrbio que envolveu o espancamento de um dos guarda-costas do grupo. Com uma bandeira mexicana verde, vermelha e branca amarrada em sua jaqueta de couro, o cantor Bono cumprimentou em espanhol a multidão antes de iniciar o show com a canção “City of Blinding Lights”. A banda toca em São Paulo nos dias 20 e 21.

Milhares de pessoas fizeram fila antes do concerto no Estádio Azteca, da capital mexicana, o único local a sediar duas vezes a final da Copa do Mundo de futebol. A última turnê do U2 no México, em 1998, terminou mal quando um segurança da banda foi espancado em uma briga com o grupo do filho do então presidente Ernesto Zedillo. O guarda-costas acabou no hospital. “Não sei se eles estão aqui pelo dinheiro ou se já nos perdoaram, mas o mais importante é que eles estão aqui. Não importa o motivo”, disse Fernando Sanchez, 40 anos, na frente do estádio.

Embora Zedillo tivesse recebido o grupo de rock em sua residência e se desculpado, além do vocalista Bono ter dito que não guardava ressentimento contra o país, o México esteve ausente da turnê da banda pela América do Norte em 2001. Uma investigação bastante criticada sobre a morte no México de uma amiga de Bono, a cantora britânica Kirsty MacColl, aumentou os rumores de que o U2 havia deliberadamente esnobado o país.

Em 2000, MacColl estava nadando na costa mexicana quando foi atropelada e morta por um barco de propriedade de um magnata do supermercado mexicano. Um empregado do proprietário da embarcação foi condenado por homicídio e logo teve sua sentença mudada para uma multa, mas os parentes de MacColl queriam que o empresário fosse processado. Em um show do U2 no fim de semana na cidade mexicana de Monterrey, Bono dedicou a canção “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” para MacColl, fazendo o porta-voz do presidente Vicente Fox dizer que o governo seguia de perto o caso.

Apesar da ausência prolongada, Bono é um visitante frequente do México e descreveu seus resorts como seu “refúgio”. Ele é amigo da atriz mexicana Salma Hayek, que participa da campanha de Bono contra a miséria mundial e a Aids. Os dois foram fotografados de braços dados em frente ao hotel onde a banda estava hospedada na Cidade do México, na segunda-feira.

Comments are closed.