Rolling Stones e U2 fazem país do carnaval pensar apenas em rock

Rolling Stones e U2 fazem país do carnaval pensar apenas em rock

Fonte: EFE

São Paulo, 13 fev (EFE).- O Brasil, o país do samba, vai se transformar, às vésperas do carnaval, na terra do rock com o desembarque quase simultâneo das bandas Rolling Stones e U2 para três grandes shows no Rio de Janeiro e São Paulo. As duas populares bandas se apresentarão nas maiores cidades do Brasil como parte de suas milionárias excursões mundiais “A bigger bang”, no caso dos Rolling Stones, e “Vertigo”, de U2, que causaram verdadeiro furor entre os admiradores dos dois grupos no país. No próximo sábado, uma semana antes do carnaval, as areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, serão palco do concerto gratuito de Mick Jagger e seu grupo, que deve entrar para a história. A prefeitura do Rio de Janeiro, que correu com parte das despesas do concerto, calcula que Copacabana será tomada por quase dois milhões de pessoas, um recorde para a viagem dos Stones, que em 1995 e 1998 já tinham se apresentado no país. Uma multidão assim só se reúne nas areias Copacabana na noite de Ano Novo.

Dois dias depois do banho de multidões dos Rolling Stones, o U2 se apresenta no Estádio Morumbi, em São Paulo, e repete a dose na noite seguinte, com uma previsão de 73.000 presentes a cada show. Apesar dos preços para ver o U2 em São Paulo custarem a partir de R$ 200, as entradas foram esgotadas em apenas sete horas por uma multidão que começou a fazer fila em frente às bilheterias com 36 horas de antecedência para garantir seus ingressos. O U2 esteve no Brasil em 1998 e em 2000 gravou um programa de televisão nas ruas do Rio, mas o entusiasmo desperto pela viagem “Vertigo” superou todas as expectativas.

Temos a certeza de que será um evento belíssimo, que vai marcar época na história do mundo do espetáculo no Brasil”, disse Alexandre Accioly, sócio da Accioly Entretenimento, uma das empresas organizadoras do show do U2. É tanta a expectativa com os dois concertos que a empresa aérea Varig lançou uma promoção na ponte aérea Rio-São Paulo para os dias 17 a 22 de fevereiro, a fim de que os seguidores dos Rolling Stones e do U2 consigam estar nas duas apresentações.

Os Rolling Stones se apresentarão em dois palcos montados sobre a areia, conectados entre si por uma esteira similar às utilizadas nos aeroportos, para que o grupo possa chegar o mais perto possível da multidão. Para garantir que músicas lendárias como “Jumping Jack flash” e “Satisfaction” cheguem bem aos ouvidos dos dois milhões de fãs da banda, a organização instalará 16 torres que levarão um som puro por vários quarteirões, assim como telões em diversos pontos da praia.

Para o U2 será montada no Morumbi uma passarela elíptica com efeitos de luzes e movimentos que permitirá a Bono Vox (sic) “flutuar” sobre o público enquanto canta seus clássicos e sucessos mais recentes, como os do premiado álbum “How to dismantle an atomic bomb”. Que se saiba nenhuma das duas bandas fez pedidos extravagantes para suas apresentações no Brasil, com exceção da segurança, que no caso dos Rolling Stones inclui a proteção de 10 guarda-costas australianos e 20 brasileiros.

No Rio de Janeiro o controle da multidão estará a cargo de 10.000 policiais, enquanto que em São Paulo 750 seguranças particulares e destacamentos das Polícias Militar e Civil manterão a ordem. E após os últimos acordes das guitarras o cenário musical brasileiro voltará a ser ocupado pelas baterias das escolas de samba, que poucos dias depois darão início ao carnaval por todo país.

Comments are closed.