Disco dá ritmo à campanha contra dívidas externas

Disco dá ritmo à campanha contra dívidas externas

(BR Press) – O Fórum Social Mundial mal acabou e já deixa rastros – sonoros, inclusive. Lá foi lançado o CD Drop the Debt (Cancelem a Dívida). Isso mesmo: o disco oficial da campanha Jubileu 2000 – Por um milênio sem dívidas!, que traz um interessante “samba do crioulo doido” em termos de world music, unindo África e Brasil – Chico César, Fernanda Abreu, MV Bill, Tribo de Jah e Lenine estão presentes —, passando pela França, Polônia e Japão.

O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar esse CD, iniciativa da ONG francesa Dette & Développement (Dívida e Desenvolvimento) encampada aqui pela gravadora independente MCD World Music. A renda com a venda dos discos ajudará a manter o trabalho de conscientização da população sobre o problema acarretado pelo cabresto que as dívidas externas colocam nos países em desenvolvimento.

O Jubileu 2000 é uma coalisão de sindicatos, ONGs, igrejas e cidadãos de várias partes do mundo, que defende que o processo de endividamento dos países de terceiro mundo é injusto e está inviabilizando a sobrevivência da maioria de sua população. A idéia do Jubileu faz parte da tradição judaico-cristã, remetendo à necessidade de uma redistribuição das riquezas, para que a sociedade não desabe sobre o peso de sua própria desigualdade. Bono, vocalista do U2, é o mais famoso porta-voz da campanha Jubileu 2000.

Portanto, comprar Drop the Debt é, antes de uma escolha musical, um manifesto contra a manutenção da dívida a juros exorbitantes e pelo seu cancelamento imediato. O Brasil devia US$ 228,6 bilhões em dezembro de 2001. O Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento estima, por exemplo, que as vidas de cinco milhões de crianças podem ser salvas se os valores destinados ao pagamento das dívidas fosse utilizado em saúde e educação.

Entre os outros artistas presentes estão a cantora caboverdeana Cesária Évora, o congolês Lokua Kanza e o grupo francês The Fabulous Troubadors.

Preço do CD: R$ 23,00.

Mais informações sobre o Jubileu 2000 nos sites www.jubileubrasil.org.br e www.dette2000.org.

Comments are closed.