Globo de Ouro ajuda na bilheteria de filmes premiados

Globo de Ouro ajuda na bilheteria de filmes premiados

Por Dean Goodman

LOS ANGELES (Reuters) – A nova comédia familiar “Kangaroo Jack” liderou as bilheterias do feriadão do Dia de Martin Luther King na América do Norte, arrecadando quase 22 milhões de dólares em sua estréia. A entrega do Globo de Ouro, no último domingo, acabou beneficiando os filmes premiados como “Chicago” e “The Hours”.

Chicago” recebeu três Globos de Ouro no domingo, e “The Hours”, “Adaptação”, “About Schmidt” e “Gangues de Nova York” levaram para casa dois cada. Entregues pela Associação de Jornalistas Estrangeiros de Hollywood, o Globo de Ouro é um indicador bastante confiável para as prováveis tendências do prêmio máximo do cinema, o Oscar.

As indicações ao Oscar serão anunciadas em 11 de fevereiro e os ganhadores, em 23 de março. No ano passado, apenas cinco dos 13 ganhadores de Globos de Ouro receberam Oscar, mas ainda assim o Globo teve um dos melhores índices de acerto entre as muitas premiações dadas em Hollywood.

O musical “Chicago”, da Miramax, ficou em sexto lugar nas bilheterias do feriadão, tendo arrecadado 9,1 milhões de dólares de apenas 557 cinemas entre sexta-feira e segunda. Seu total acumulado já chega a quase 29 milhões de dólares.

Chicago” recebeu os Globos de Ouro de melhor ator (Richard Gere) e melhor atriz (Renee Zellweger) na categoria musical/comédia.

A Miramax também distribuiu “Gangues de Nova York”, que valeu a Martin Scorsese o prêmio de melhor direção e à banda de rock U2 o prêmio de melhor canção original. O filme ficou em 11o lugar nas bilheterias, com 4,7 milhões de dólares obtidos em 2.170 cinemas.

GANGUES DE NOVA YORK” JÁ RECUPEROU SEUS CUSTOS

Rick Sands, da Miramax, observou que Scorsese é um dos poucos diretores conhecidos pelo grande público nos EUA, fato que aumenta a credibilidade do filme e suas perspectivas comerciais.

Levando-se em conta as previsões de lucros secundários (em VHS e DVD, por exemplo), o filme, que custou 100 milhões de dólares e arrecadou 61,5 milhões até agora, já se pagou.

Na categoria drama, o prêmio de melhor filme ficou com “The Hours” (Paramount Pictures), que também deu o prêmio de melhor atriz a Nicole Kidman.

Jack Nicholson foi considerado o melhor ator por “About Schmidt” (New Line Cinema), que também recebeu o prêmio de melhor roteiro.

Uma porta-voz da Paramount disse que o estúdio decidiria na segunda-feira como capitalizar em cima do sucesso de “The Hours” no Globo de Ouro. O filme está sendo exibido em 402 cinemas e ficou em nono lugar nas bilheterias, com 5,7 milhões de dólares.

Uma porta-voz da New Line disse que o estúdio espera um aumento moderado na bilheteria de “About Schmidt” na segunda-feira.

O longa-metragem está sendo exibido em 946 cinemas e aparece em oitavo lugar nas bilheterias, com 6,6 milhões de dólares obtidos no fim de semana prolongado.

Na competição pelos prêmios de melhor ator e atriz coadjuvantes, que não fazem distinção entre drama e comédia, os escolhidos foram Meryl Streep e Chris Cooper, ambos de “Adaptação” (Columbia Pictures).

O filme rendeu 2,2 milhões em 564 cinemas, valor insuficiente para figurar entre as 10 melhores bilheterias.

Comments are closed.