Tributo revigora mito dos Ramones

Tributo revigora mito dos Ramones

U2, Red Hot Chili Peppers e Tom Waits regravaram hits da banda para uma homenagem que surge como um dos álbuns mais quentes do ano. Os Ramones também voltam ao mercado em quatro relançamentos recheados de faixas-bônus

Nova York – Os Ramones caminham a passos largos para a “canonização” no mundo do rock. Um disco-tributo, que está sendo produzido por Rob Zombie, We Are a Happy Family, começou como um projeto modesto mas está prometendo ser um dos lançamentos mais quentes do fim do ano, com uma lista de convidados que agora inclui U2, Pretenders, Metallica, Red Hot Chili Peppers e Tom Waits. Também voltam ao mercado esta semana mais quatro discos do grupo nova-iorquino, em versões ampliadas e remasterizadas. O punk vive.

A compilação de hits, que chega ao mercado em novembro, está sendo organizada sob a atenta supervisão do guitarrista Johnny Ramone. A idéia do tributo surgiu depois da morte de Joey Ramone, em abril de 2001, e ganhou força com a adesão do U2, meses depois. A morte de outro membro do grupo, o baixista Dee Dee Ramone, em junho, esquentou o clima de homenagens aos músicos que disseminaram o gênero na cena do Downtown nova-iorquino nos anos 70.

As participações especiais são bem variadas: Red Hot Chili Peppers (Havana Affair), Kiss (Do You Remember Rock and Roll Radio?), Marilyn Manson (KKK Took My Baby Away), Garbage (I Just Want To Have Something To Do), Pretenders (Something To Believe In), Rancid (Sheena Is A Punk Rocker), Tom Waits (Return of Jackie & Judy) e U2 (Beat on the Brat), entre outros.

De acordo com Johnny, as bandas foram encorajadas a tomar liberdade total com as músicas. “Pedi que cada artista fingisse que a faixa era dele mesmo e que nunca havia ouvido a versão dos Ramones”, diz. “Assim, algumas delas são completamente bizarras, como Blitzkrieg Bop, com Rob Zombie, e KKK Took My Baby Away, de Marilyn Manson.” O disco vai trazer fotos inéditas de todas as fases da banda e um texto especialmente escrito pelo mestre do suspense Stephen King.

Para quem quer voltar a sentir o gosto original do grupo, chega às lojas uma nova leva com quatro relançamentos (os primeiros discos já haviam sido reeditados há poucos meses): End of the Century, Pleasant Dreams, Subterranean Jungle e Too Tough to Die.

Lançado em 1980, End of the Century foi o mais vendido disco dos Ramones e marcou a última vez em que o lendário Phil Spector produziu um álbum completo. O trabalho inclui músicas como Baby, I Love You, Danny Says e Do You Remember Rock ´N´ Roll Radio?. O relançamento traz seis faixas-bônus, como as inéditas versões-demo de All The Way, I´m Affected e Please Don´t Leave.

No ano seguinte, a banda lançou Pleasant Dreams, de influência mais pop, que trouxe os hits We Want The Airwaves e The KKK Took My Baby Away. A nova versão tem sete faixas extra, incluindo uma inédita gravação de Chop Suey, com Cindy Wilson, Kate Pierson, do B-52´s, e Debbie Harry, do Blondie, nos backing vocals.

Subterranean Jungle, de 1983, trouxe as pesadas Psycho Therapy, Outsider e Everytime I Eat Vegetables It Makes Me Think Of You. Em 2002, o disco ganha sete novas faixas. O último do pacote é Too Tough to Die, de 1984, que marcou a volta da banda a sua sonoridade original, em produção do baterista Tommy Ramone. O relançamento traz 12 faixas-bônus. Fazem parte dos “presentes” um cover de Street Fighting Man, dos Rolling Stones, e Danger Zone, em que Dee Dee Ramone assume os vocais.

Guto Barra, da Planet Pop

Comments are closed.