À beira dos 84 anos, Mandela mantém-se ocupado como sempre

À beira dos 84 anos, Mandela mantém-se ocupado como sempre

JOHANESBURGO (Reuters) – Seu caminhar é hoje algo mais lento e ele dorme um pouco mais do que antes. Mas Nelson Mandela, o reverenciado estadista africano que completa 84 anos na quinta-feira ainda mantém uma agenda cheia de compromissos dentro e fora da África do Sul, agenda essa que esgotaria muitos homens com metade da idade dele.

Para uma pessoa da idade e condição dele, isso é incrível. Ele prefere manter-se ocupado”, afirmou à Reuters Jakes Gerwel, ex-chefe de gabinete de Mandela e diretor hoje da Fundação Nelson Mandela.

O ex-presidente sul-africano planeja uma comemoração discreta em Londres para comemorar seu aniversário e o casamento de quatro anos com Graça Machel, ex-primeira-dama de Moçambique.

Nenhuma cerimônia oficial está planejada para o homem conhecido por “Madiba” em um dos poucos dias em que sua agenda está vazia.

Mandela, que ficou 27 anos nas prisões do apartheid (regime de segregação racial) e liderou seu país em meio à violência e instabilidade para a democracia em 1994, mantém, três anos depois de ter se aposentado, quase o mesmo ritmo de vida de antes.

Questionado recentemente sobre por que era tão ativo, Mandela responsabilizou sua secretária Zelda la Grange: “Ela diz: ‘Você ficou entregue ao ócio por 27 anos. Agora você tem de trabalhar’.”

O ex-presidente sul-africano recebeu vários prêmios, entre os quais o Nobel da Paz e a Medalha Presidencial da Liberdade, uma condecoração do governo dos EUA concedida no mês passado em uma cerimônia à qual não pôde comparecer.

Bono, vocalista do grupo U2, teve uma reação típica após ter se encontrado com Mandela em maio. “Foi maravilhoso. Ele é tanto um comediante como um grande herói.”

Uma das piadas favoritas de Mandela faz referência à morte dele e deixa clara sua fidelidade ao Congresso Nacional Africano (CNA).

Quando morrer, irei para a sede mais próxima do CNA a fim de renovar minha filiação”, diz Mandela, cujos médicos afirmam ter uma saúde notável para alguém com a idade dele e que teve de lutar contra um câncer no ano passado.

Comments are closed.