Bono e O’Neill visitam clínica de tratamento de pacientes com AIDS

Bono e O’Neill visitam clínica de tratamento de pacientes com AIDS

SOWETO, África do Sul (AP) – A voz do astro de rock Bono falhou na sexta-feira quando ele tentou explicar as emoções que sentiu ao conversar com um grupo de mães infectadas com o vírus da AIDS.

Este é um lugar incrível com pessoas incríveis”, disse ele na clínica pré-natal de tratamento de pacientes infectados com o HIV no hospital Chris Hani Baragwaneth de Soweto. “É muito, muito difícil para um astro do rock irlandês admitir isso. Eu estou na verdade sem palavras.”

Bono e o secretário do tesouro americano Paul O’Neill se encontraram com alguns dos pacientes que estão entre as 4,7 milhões de pessoas infectadas com o HIV na África do Sul como parte de um passeio de 10 dias pelo continente.

Mais tarde Bono, o vocalista do U2, fez uma apresentação improvisada em uma favela em Soweto. Um grupo de estudantes tinha começado a dançar a música do U2 “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” quando o rádio deles quebrou e Bono continuou a música acompanhado por palmas e um homem tocando um tambor tradicional.

Bono e O’Neill estão visitando diversos países africanos no que tem sido denominada uma missão de pesquisa de fatos pelo Tesouro e como um exercício de persuasão pela lenda do pop irlandês.

A visita é o resultado de uma reunião há um ano quando os dois homens se encontraram no escritório de O’Neill. Inicialmente relutante em se encontrar, O’Neill mais tarde disse que ficou impressionado pelo conhecimento do cantor sobre a África.

Bono disse que estava determinado a mostrar a O’Neill que a ajuda pode ser bem empregada na África.

Os dois esperam que a visita traga atenção em todo o mundo para a devastação que o HIV está trazendo à África. O’Neill disse que está perplexo em descobrir que tanto do dinheiro da ajuda vindo do país estava sendo usado para a prevenção ao invés de para o tratamento.

Há algo de errado quando o sistema não está cuidando do aqui e agora”, disse ele.

A recomendação de O’Neill de que o tratamento venha antes da prevenção vai contra a maior parte dos programas contra a AIDS ao redor do mundo, que fazem da prevenção a prioridade.

Bono aparentemente usou de bajulação para tentar pressionar O’Neill publicamente a dar mais dinheiro para o desenvolvimento na África e para a batalha contra o HIV.

Ele está ficando mais zangado a cada dia conforme vai vendo o grande potencial do continente e como ele não está sendo usado”, disse ele com O’Neill ao seu lado.

Ao se referir à AIDS, ele disse: “O secretário será capaz de enviar uma mensagem de volta ao presidente. É uma emergência o que nós vimos hoje.”

O’Neill respondeu: “Nós o mundo temos que lidar com o problema. … É factível.”

O’Neill, que várias vezes criticou países recipientes por terem usado mal a ajuda estrangeira, disse que quer reavaliar os locais onde a ajuda americana estava sendo empregada bem como um aumento na ajuda.

Muitas mulheres HIV positivas nunca ouviram falar sobre os dois homens mas elas dizem que estão felizes por tais pessoas estarem tão interessadas em seu sofrimento.

A clínica está dando Nevirapine, uma droga com o propósito de prevenir a transmissão do HIV de mães grávidas a seus bebês. Eles esperam ser capazes de tratar 8 mil mulheres até o final do ano.

Comments are closed.