Irlandeses planejam protesto contra Sellafield

Irlandeses planejam protesto contra Sellafield

Irlandeses estão planejando enviar cartões postais em massa para Tony Blair e o príncipe Charles como parte de uma campanha para fechar a usina nuclear de Sellafield. Os organizadores da campanha querem enviar quase um milhão e meio de cartões postais para lares da Irlanda, incentivando as pessoas a enviá-los para a Inglaterra. Eles ainda estão tentando conseguir as verbas necessárias para prosseguir com o protesto, pedindo o apoio do governo irlandês e de empresários. Mas já conseguiram a ajuda de Ali Hewson – esposa do líder do U2 Bono – e do primeiro ministro irlandês Bertie Ahern.

A usina de Sellafield tem sido motivo de atrito entre Dublin e Westminster por anos, com cidadãos e políticos irlandeses apontando que Dublin fica mais perto de Sellafield que London.

A empreitada para contruir uma nova instalação de reprocessamento de óxido misto no final do ano passado causou revolta na República da Irlanda, particulamente com o medo crescente de que a instalação pudesse se revelar um alvo atrativo para terroristas.

A Irlanda já tomou duas ações legais contra Sellafield. A primeira foi tomada sob a Convenção de Ospar, a respeito de emissões nucleares, e a segunda foi feita no Tribunal Internacional das Nações Unidas, em Hamburgo, sobre a Lei dos Oceanos.

Apesar de a Irlanda ter falhado em ganhar uma determinação banindo a abertura da usinda de óxido misto, ela teve uma vitória parcial após o comitê de Hamburgo ter ordenado à Inglaterra que cooperasse com a Irlanda na questão e que não exacerbasse os temores dos irlandeses.

Comments are closed.