Grammy fortalece “E Aí, Meu Irmão” nas paradas

Grammy fortalece “E Aí, Meu Irmão” nas paradas

LOS ANGELES (Reuters) – Os diversos prêmios Grammy ganhos pela trilha sonora do filme “E Aí Meu Irmão, Cadê Você?” a levaram a subir vertiginosamente nas paradas pop americanas, onde chegou muito perto do primeiro lugar.

Mas essa honra acabou reservada ao novo álbum da cantora canadense Alanis Morissette, que vendeu 215 mil cópias na semana que terminou em 3 de março, contra 209 mil exemplares de “E Aí, Meu Irmão”.

Graças a seus quatro prêmios Grammy, incluindo o cobiçado prêmio de melhor álbum do ano, e ao fato de alguns de seus artistas terem se apresentado na cerimônia de entrega dos prêmios, na semana passada, as vendas de “E Aí, Meu Irmão” subiram mais ou menos 260% em relação à semana anterior.

O álbum de bluegrass/gospel/country já vendeu 4,2 milhões de cópias desde seu lançamento, 62 semanas atrás. Na semana retrasada, estava em 15o lugar nas paradas. O álbum também recebeu o Grammy de melhor trilha sonora de filme, melhor vocal country masculino e melhor colaboração country com vocais.

Para completar, seu mentor musical, T-Bone Burnett, levou o prêmio de produtor do ano, e uma versão ao vivo, “Down From The Mountain”, ganhou o Grammy de folk tradicional, tendo reentrado nas paradas na 127a posição.

A cantora de R&B Alicia Keys, maior vencedora da noite (com cinco prêmios Grammy, incluindo o de melhor artista revelação), viu seu álbum de estréia, “Songs In A Minor”, saltar 16 posições, chegando à 4a, com um aumento de 115% nas vendas. Trinta e seis semanas depois de lançado, o álbum já vendeu 4,7 milhões de cópias.

A banda de rock irlandesa U2 ganhou quatro Grammy e subiu 18 posições, chegando à décima, quando as vendas de seu álbum “All That You Can’t Leave Behind” subiram 125%, para 81 mil unidades. O álbum já vendeu 3,6 milhões de cópias, depois de 70 semanas. O U2 recebeu os prêmios de disco do ano, álbum de rock e performance de duo ou grupo com vocal nas categorias pop e rock.

Embora tenha ido para casa de mãos abanando, mesmo tendo recebido sete indicações para o Grammy, a novata do R&B India.Arie ganhou um importante prêmio de consolação: seu álbum, “Acoustic Soul”, saltou 18 posições, chegando à 14a colocação, dobrando suas vendas.

A banda de rock de San Francisco, Train, ganhador do prêmio de canção rock do ano (“Drops of Jupiter”), viu seu álbum homônimo subir 60 lugares, chegando à 37a posição e aumentando suas vendas em 153%.

A cantora canadense Nelly Furtado, que recebeu o Grammy de melhor vocal pop feminino, subiu 25 posições com seu álbum de estréia, “Whoa Nelly!”, e ficou no 38o lugar.

(Por Dean Goodman)

Comments are closed.