Especialistas fazem previsões para o Grammy 2002

Especialistas fazem previsões para o Grammy 2002

Com a aproximação do Grammy Awards deste ano, grande parte da atenção está voltada para a nova geração de cantoras e compositoras – o malandro, porém elegante R&B de Alicia Keys, o soul alternativo de India.Arie, e o pop eclético de Nelly Furtado.

Elas juntas somam 17 indicações. Mesmo assim, há uma grande chance dos grandes vencedores da noite serem quatro antigos competidores. O U2 tem oito indicações e teve um ótimo ano em 2001: uma turnê que durou o ano inteiro, músicas de sucesso e três prêmios da edição do ano passado do Grammy.

Então, como no ano passado, todo mundo pensou que Eminem iria ganhar o prêmio de melhor álbum – todo mundo menos nós.

Abaixo você verá o que acham dois escritores da Associated Press sobre as principais categorias desse ano:

-Álbum do ano:

Indicados: “Love and Theft”, de Bob Dylan; “Acoustic Soul”, India.Arie; “Stankonia”, OutKast; “All That You Can’t Leave Behind”, U2; “O Brother, Where Art Thou? Soundtrack”, Artistas reunidos.

Opinião de Moody: O álbum de lançamento de India.Arie é com certeza o melhor disco. Mas ela tem uma maior chance de vencer na categoria de heavy metal do que nessa categoria; os eleitores irão achar que o Grammy já fez um grande favor ao indicá-la para qualquer categoria. O álbum de OutKast, embora merecesse, parece mais uma tentativa do Grammy de afastar aquela imagem antiga do prêmio. Os dois únicos que vão restar vão ser Bob Dylan e U2, sendo que o U2 tem maiores chances de vencer.

Opinião de Bauder: O U2 certamente é a melhor escolha, e merece o prêmio. Se estivesse apostando meu dinheiro, votaria neles. Mas não diminui o sucesso de “O Brother”. Foi um completo sucesso que vendeu porque tem qualidade. Os eleitores do Grammy também podem dar um beliscão na rádio country falida fazendo uma homenagem a ela. Essa vitória será a maior surpresa da noite.

-Gravação do ano:

Indicados: ” Vídeo”, de India.Arie; “Fallin’”, Alicia Keys; “Ms. Jackson”, Outkast; “Drops of Júpiter”, Train; “Walk On”, U2.

M: Keys é a grande revelação; não apenas por sua balada estar em todos os lugares no ano, mas porque foi o maior sucesso dessas cinco indicações. Além disso, após o álbum de Keys não ter sido escolhido para a categoria, os eleitores do Grammy irão querer compensá-la.

B: Idem, embora “Walk On” do U2 ser um forte concorrente.

-Música do ano:

Indicados: “Drops of Júpiter”, Charlie Colin, Rob Hotchkiss, Pat Monahan, Jimmy Stafford e Scott Underwood (Train); “Fallin’”, Alicia Keys (Alicia Keys); “I’m Like a Bird”, Nelly Furtado (Nelly Furtado); “Stuck in a Moment You Can’t Get Out Of”, U2 (U2); “Vídeo”, India.Arie, Carlos “Six July” Broady e Shannon Sanders (India.Arie).

B: Alguém consegue se lembrar de “Drops of Júpiter” cinco minutos após tê-la ouvido? Nelly Furtado e India.Arie são dois ótimos novos talentos, mas eu aposto que tem melhores trabalhos à frente delas. Alicia Keys irá vencer essa.

M: Alicia Keys. Se a minha escolha errada no ano passado fez eu aprender alguma coisa é que os eleitores do Grammy quase sempre dão o troféu ao vencedor da categoria de melhor gravação.

-Artista Revelação:

Indicados: Nelly Furtado, David Gray, India.Arie, Alicia Keys e Linkin Park.

M: Essa categoria está menos divertida que no ano passado porque, pela primeira vez, todos os indicados merecessem o prêmio (embora poucas pessoas conheçam o cantor britânico David Gray). Mais uma vez, India.Arie é a mais forte musicalmente falando, mas a batalha será entre os mais bem-vendidos do ano: Linkin Park, Keys e Furtado. Os eleitores irão escolher Keys, agradando assim críticos e fãs.

B: Quem é David Gray, você pode perguntar? Entretanto uma multidão de fãs irá discordar. De fato, em um cenário onde Alicia Keys, Nelly Furtado e India.Arie roubam votos umas das outras e Gray passa despercebido, não está fora de alcance. Isso significa que eu sou muito corajosa pra implicar com ele? Não. É que é difícil votar contra Alicia.

-Melhor cantora:

Indicados: “I’m Like a Bird”, Nelly Furtado; “There You’ll Be”, Faith Hill; “Someone To Call My Lover”, Janet Jackson; “By Your Side”, Sade e “Essence”, Lucinda Williams.

B: Temos que apreciar a diversidade e a qualidade nessa categoria. Eu não me importaria se Williams corresse atrás de mim, sua música já mostra tudo. Entretanto, não acho que seu perfil seja suficiente para ganhar nessa categoria. Minha escolha é Sade.

M: Categoria difícil. Janet Jackson poderia ganhar simplesmente porque ela nunca ganhou em uma categoria maior, mas daí existe uma boa razão para dizer que ela não canta. Uma outra candidata poderia ser Nelly Furtado por seu álbum de estréia. Mesmo assim, Dave pode estar certo, especialmente depois da recuperação de Sade após 10 anos sem álbuns.

-Melhor Cantor:

Indicados: “Fill Me In”, Craig David; “You Rock My World”, Michael Jackson; “I Want Love”, Elton John; “Still”, Brian McKnight; “Don’t Let Me Be Lonely Tonight”, James Taylor.

M: Michael Jackson pode estar entre os grandes vencedores da história do Grammy, mas está sem ganhar em nenhuma grande categoria desde 1985. Uma vitória para ele pode parecer encantador depois da má recepção de sua nova música. Mas, estamos falando de Michael Jackson. As chances são pequenas de que sua outra música ganhe alguma indicação para o ano que vem, então espero que os eleitores dêem um impulso para ele por sua forte performance durante todos esses anos.

B: Michael Jackson?!?! Esse é um voto de piedade? James Taylor pode ser uma escolha confortável e familiar para os eleitores que não querem pensar muito; mas, “Fill Me In” de Craig David foi a melhor performance.

-Melhor colaboração vocal pop:

Indicados: “Lady Marmalade”, Christina Aguilera, Lil’ Kim, Mya and Pink; “New York State of Mind”, Tony Bennet e Billy Joel; “Nobody Wants to be Lonely”, Ricky Martin com Christina Aguilera; “My Kind of Girl”, Brian McKnight e Justin Timberlake; “It Wasn’t Me”, Shaggy apresentando Ricardo “RikRok” Ducent.

M: Considerando que foi deixado de fora nas outras categorias, eu diria que essa pode ser a oportunidade dos eleitores premiarem Shaggy por seu grande ano e pelo hino que foi espalhado por todo o mundo. Além disso, tem que ter alguma maneira de honrar uma canção que conseguiu colocar frases hilárias no rádio.

B: “Lady Marmalade”. O que foi? O prêmio não é para o melhor vídeo? Nesse caso, é difícil votar contra Tony Bennett e Billy Joel.

-Álbum de Rock:

Indicados: “Gold”, Ryan Adams; “Just Push Play”, Aerosmith; “Stories From the City, Stories From the Sea”, PJ Harvey; “Hybrid Theory”, Linkin Park; “All That You Can’t Leave Behind”, U2.

B: Muito bom saber que Ryan Adams ganhou uma indicação; mas, essa categoria está para o U2.

M: U2 leva o prêmio, embora possa haver uma competição: é difícil acreditar que os eleitores irão ignorar o Linkin Park, o campeão de vendas do ano passado.

-Álbum de R&B:

Indicados: “Aaliyah”, Aaliyah; “No More Drama”, Mary J. Blige; “Survivor”, Destiny’s Child; “Acoustic Soul”, India.Arie; “Songs in A Minor”, Alicia Keys.

M: Esse grupo é notável em duas frentes: Mostra como as mulheres dominaram a cena R&B esse ano, e inclui a indicação póstuma de Aaliyah. Isso não é um gesto de simpatia; seu disco era forte e mostrava uma evolução dela como artista. Mas o voto de simpatia aliado ao fato de que ela nunca ganhou antes será um fator a mais para sua vitória.

B: Difícil discutir com a lógica. De fato, é difícil falar de qualquer um dessa categoria. Meu voto fica com Alicia Keys.

Comments are closed.