Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

18 fevereiro 2002 04:23

por: Mirrorball

Por Erik Kirschbaum

BERLIM (Reuters) – Uma dramatização do massacre de 1972 “Bloody Sunday” na Irlanda do Norte e a animação japonesa “Spirited Away” dividiram o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Cinema de Berlim no domingo.

Halle Berry ganhou o Urso de Prata por melhor atriz com “Monster’s Ball”.

Bloody Sunday” do diretor britânico Paul Greengrass mostra em estilo documentário o dia em que as tropas britânicas mataram 13 militantes dos direitos humanos em Londonderry há 30 anos, evento que inspirou a banda irlandesa U2 em sua música “Sunday, Bloody Sunday”.

Mas os juízes também gostaram bastante do filme “Sen to Chihiro no Kamikakushi” (Spirited Away) de Hayao Miyazaki, uma animação sobre as aventuras de uma jovem garota em uma terra de gnomos e deuses, e decidiram dividir o prêmio entre os dois concorrentes.

O francês Jacques Gamblin levou o Urso de Prata de melhor ator por “Laissez-Passer”, que explora os diferentes caminhos de dois cineastas franceses sob a ocupação da Alemanha nazista.

Otar Iosseliani, da Geórgia, ganhou o Urso de Prata para melhor diretor com “Lundi Matin”, um filme francês sobre dois homens de saco cheio do mundo e que não conseguem aguentar mais uma semana.

A produção francesa “8 Femmes”, que traz Catherine Deneuve, levou o Urso de Prata por “contribuição artística individual” e pelo “conjunto das atrizes”.

Comentários

Não há comentários.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet