Hollywood premia líder do U2 por suas ações filantrópicas

Hollywood premia líder do U2 por suas ações filantrópicas

Por Dean Goodman

HOLLYWOOD (Reuters) – Astros de Hollywood como Tom Cruise e Kevin Spacey, além de bandas de rock como No Doubt e R.E.M., homenagearam o vocalista Bono, do U2, durante um evento promovido na quinta-feira para celebrar a “extraordinária filantropia” do líder do grupo irlandês. O primeiro concerto anual “Love Rocks”, no dia de São Valentim (ou Valentine’s Day), foi promovido em homenagem a Bono e também atraiu pessoas e como os comediantes Ray Romano e Drew Carey, o ator Sean Penn, a cantora Lauryn Hill e o presidente da Disney, Michael Eisner. O objetivo do show foi arrecadar fundos para pesquisas cardiovasculares e homenagear o altruísmo do artista.

Bono, cujo nome real é Paul Hewson, recebeu o prêmio “Coração do Entretenimento” por “sua extraordinária filantropia e dedicação a melhorar a vida de milhões de pessoas pelo mundo”, segundo disse a organização do evento.

Há duas décadas à frente de sua banda de rock politicamente ativa, Bono já defendeu causas como o alívio da dívida dos países pobres e o combate à Aids no Terceiro Mundo, além de ter colaborado com organizações como o Greenpeace e a Anistia Internacional.

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton e o Rolling Stone Mick Jagger enviaram vídeos de parabéns a Bono. Michael Stipe, vocalista do R.E.M., descreveu Bono como “cantor, compositor, estadista e lançador de tendências”.

O R.E.M. fez uma apresentação breve, incluindo um cover de “I Got You Babe”, durante o qual a cantora Cher apareceu no palco inesperadamente para cantar com Stipe o clássico dos anos 1960. Ela disse que foi a primeira vez que cantou a música sem seu ex-marido, o falecido Sonny Bono.

Ao aceitar o prêmio, Bono se descreveu como “espinho no sapato” do governo Bush, devido a seus esforços para levar ao conhecimento dos parlamentares americanos o sofrimento passado nos países mais pobres do mundo.

No início do mês, no Fórum Econômico Mundial, em Nova York, o lobby feito por Bono conseguiu chamar a atenção de políticos e empresários calejados como o presidente da Microsoft, Bill Gates, e o secretário do Tesouro norte-americano, Paul O’Neill.

Comments are closed.