Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

8 fevereiro 2002 07:43

por: Mirrorball

BERLIM – Um filme fascinante e perturbador sobre a tragédia do Domingo Sangrento, quando soldados britânicos mataram 13 manifestantes de direitos civis na Irlanda do Norte em 1972, estreou no Festival de Cinema de Berlim na quinta-feira.

O filme, produção britânico-irlandesa feita com câmera na mão, procura retratar em clima de documentário o acontecimento histórico do ponto de vista dos soldados britânicos e dos ativistas irlandeses.

Queríamos contar a verdade, ser o mais autênticos possível, mas no espírito da reconciliação”, disse o diretor britânico Paul Greengrass em entrevista à imprensa. “Este filme faz isso, e espero que desempenhe um papel, mesmo que pequeno, no processo de paz.”

Treze pessoas desarmadas foram mortas e quatorze feridas em um tiroteio que durou cerca de 15 minutos. O massacre de Londonderry tornou-se motivo para uma guerra entre católicos e protestantes durante os trinta anos seguintes de conflitos na província sob o domínio britânico, deixando cerca de 3.600 mortos.

Bloody Sunday” (Domingo Sangrento) é um dos 23 filmes em competição pelo Urso de Ouro no festival, considerado um dos maiores da Europa, depois de Cannes e Veneza.

O filme, que foi premiado no Festival de Sundance em janeiro, conta a história a partir de dois homens: um líder ativista protestante chamado Ivan Cooper e um rebelde católico de 17 anos.

Filmado sem luz adicional e com atores instruídos para criar os diálogos a fim de conseguir realismo, “Bloody Sunday” não tem trilha sonora nem o acabamento sofisticado das produções de Hollywood. O impacto, porém, é igual ou ainda maior.

Comentários

Não há comentários.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet